A técnica de Mapeamento da Yoni ou Mapeamento Vaginal (conhecida em inglês como Yoni Mapping) faz parte conceito maior de Mapeamento Genital e Sexualidade Sagrada advindo do movimento Neotantra, e é considerada como uma exploração através da Yoni para encontrar áreas de dormência, contração, dor, insensibilidade, desconexão e tensão, tanto no nível físico quanto no emocional.
Acredita-se que os pontos ou áreas encontradas através desse processo sejam sinais de alguma forma de trauma ou estresse físico ou emocional. Assim, um “mapa” é criado a partir do mundo interior da pessoa para descobrir o que é bom, o que não é tão bom, quais emoções são desencadeadas onde e como, e assim por diante.
É um exercício de autoconhecimento e conscientização, uma forma de terapia, para chegar a uma compreensão e conexão mais profundas consigo mesma. É o início de um processo de cura, porque toda cura começa com a plena consciência do que está “errado” ou do que precisa de atenção.
Depois de feito o Mapeamento da Yoni, outras modalidades de terapias tântricas podem ser utilizadas para ajudar a resolver as questões que surgirem, como a Massagem Yoni, a Massagem Tântrica, a Varinha/Bastão Yoni (Yoni Wand), terapias corporais como Karsai Nei Tsang, Chi Nei Tsang, assim como outras massagens genitais e abdominais.
Um terapeuta tântrico que oferece o Mapeamento da Yoni normalmente conversará bastante com você antes da sessão, tentando trazer à tona quais problemas estão envolvidos, tanto física quanto mentalmente.
O (a) terapeuta também explicará tudo sobre a Yoni, sua função e suas diversas partes anatômicas relevantes, como o assoalho pélvico, a vagina, a vulva, o colo do útero, o útero, os ovários e assim por diante. Com o seu consentimento a sessão pode iniciar, e você juntamente com o (a) terapeuta começarão a explorar a sua Yoni e outras áreas relevantes, como o abdômen e a área pélvica.
Assim sendo, o Mapeamento da Yoni é uma terapia tântrica que pode ajudar a liberar a tensão nos músculos e ligamentos; aumentar a sensibilidade das zonas trabalhadas; aumentar a autoconsciência; preparar o corpo para o parto ou auxiliar na recuperação pós-parto; educar sobre anatomia sexual, orgasmos, sexo e prazer; ajudar a lidar com sentimentos de vergonha ou culpa ligados à sexualidade; auxiliar a lidar melhor com dores menstruais; entre muitos outros possíveis benefícios em relação à sexualidade e região genital da mulher.