Há muitas maneiras de categorizar os tipos de orgasmos femininos. Abaixo fornecemos um panorama geral e breve descrição dos tipos mais conhecidos.
Clitoriano
Orgasmos clitorianos são aqueles que são mais sentidos na superfície do corpo, induzindo sensações de formigamento ao longo da pele e no cérebro.
Vaginal
Um orgasmo vaginal é sentido mais profundamente no corpo do que um orgasmo clitoriano, fazendo as paredes vaginais pulsarem.
Anal
Um orgasmo anal, como o nome já diz, refere-se a ter um orgasmo através da estimulação anal. Este tipo de orgasmo é acompanhado por contrações dos músculos do esfíncter anal.
Cervical
O orgasmo cervical é experimentado como uma profunda sensação de paz, êxtase e alegria por todo o corpo.
Ponto G
O orgasmo do ponto G é frequentemente descrito como uma sensação intensa de ondas contínuas de prazer se espalhando por todo o corpo. Eles tendem a ser acompanhados por uma profunda liberação emocional.
Orgasmo de corpo inteiro
Orgasmos de corpo inteiro referem-se a orgasmos intensos que são experimentados em todas as partes do corpo. Para experimentar um não é explicitamente necessário estimular os órgãos genitais. Está bastante relacionado à ideia tântrica de circular intensamente a energia sexual por todo o corpo, o que pode ser feito com uma variedade de técnicas tântricas.
Combinações
Orgasmos combinados podem ocorrer quando a vagina, o ponto G e o clitóris são estimulados ao mesmo tempo. Isso geralmente é acompanhado pela chamada experiência de Ejaculação Feminina e/ou Squirting.
Zonas erógenas
O estímulo prolongado de outras partes do corpo como as orelhas, os mamilos, a barriga, o pescoço, os cotovelos e os joelhos, por exemplo, podem causar uma reação prazerosa, assim como podem provocar um orgasmo em algumas mulheres.