Cerimônias e Rituais Tântricos | O que você precisa saber

Published: Feb 13, 2023 | Revised: Feb 17, 2023
Written by: Marce Ferreira

Cerimônias e Rituais Tântricos | O que você precisa saber

O Tantra é conhecido por seu vasto número de práticas, como estudo filosófico, feitiçaria, adivinhação, ocultismo, penitência, atividades de quebra de tabus, meditação, devoção, Yoga e, o assunto deste artigo, suas cerimônias e rituais tântricos.

Rituais ou cerimônias podem ser descritos como um conjunto de ações feitas em uma ordem prescrita. Chamados de Dikshas na Índia, eles são importantes no Tantrismo principalmente como ritos de iniciação tântrica, mas formas cerimoniais especiais de adoração ou devoção também são praticadas em abundância; como exemplo, podemos citar rituais como adoração do Linga ou da Yoni, ou adoração de Shiva e Shakti (divindades indianas).

Click for more detailseBook | Click for details
Massagem Yoni - eBook

Além disso, existem rituais para invocar a graça e os poderes de certos Deuses e Deusas Hindus, nomeadamente das reencarnações de Shiva e Shakti, ou também rituais para obter a realização de desejos na esfera material, estes últimos frequentemente associados ao chamado Tantra Negro.

Uma iniciação tântrica normalmente é feita por um Guru (professor espiritual) que dá ao iniciante um Mantra pessoal e secreto – uma expressão ou som sagrado, que pode ser uma sílaba, palavra ou grupo de palavras. Isso geralmente é feito em uma cerimônia individual, após a qual o iniciante pode adotar uma disciplina espiritual específica ou submeter-se a um determinado tratamento terapêutico.

Como exemplo de rituais tântricos que quebram tabus, existem linhagens (por exemplo, as escolas Kaula e Vamachara) que realizam certas atividades como uma espécie de iniciação tântrica, como beber vinho, comer carne, peixe e grãos tostados, e fazer sexo.

Rituais de adoração tântrica, que são de fato atividades de Bhakti Yoga, são chamados de Pujas na Índia e podem incluir Mantras, Mandalas, Tantras, Yantras, Visualizações, Cantos e/ou práticas de meditação ou concentração. Isso geralmente vem junto com oferendas de flores, queima de incenso, orações e as vezes certas danças sagradas.

Hoje, dentro do movimento Neotantra, os rituais e cerimônias também ocupam um lugar importante. Exemplos disso são rituais de banho tântrico, rituais de boas-vindas antes de uma massagem tântrica, contemplação tântrica, iniciações de despertar da energia Kundalini e adoração de Yoni e Lingam.


eBooks & Videos
eBook - Tantric and Taoist Massage and Bodywork eBook - Genital Massage and Bodywork eBook - Yoni Treatments Guide eBook - Semen Retention, Ejaculation, and Orgasm Control Book - Abdominal Massage eBook - Sensual Erotic Massages


Artigos Relacionados