As práticas do Dark Tantra (podemos traduzir como Tantra Escuro ou Tantra Sombrio) vão na direção de atividades de BDSM, kink e fetiche, como sensation play (jogo de sensações), restrições e sadomasoquismo, entre outras – mas realizadas em um espaço que é tanto seguro como também sagrado.
A ideia por trás do Dark Tantra — uma das cores do Tantra — é utilizar práticas que auxiliem na superação da sexualidade reprimida, que ajudem a aceitar e abraçar nossos desejos e fantasias sexuais — nosso “lado sombrio” — e estimular o desbloqueio e movimentação da Energia Vital Tântrica através do corpo. Em sua forma mais elevada, é uma prática de transformação pessoal e cura (sexual).
Essa Massagem Tântrica é uma forma aplicada de Dark Tantra, e mistura elementos BDSM (servidão e disciplina, dominação e submissão, sadismo e masoquismo), conceitos tântricos e Massagem Tântrica Sensual, criando uma combinação do que é “proibido” e extasiante ao mesmo tempo.
São usados, por exemplo, elementos como Tie & Tease, fetiches por pés, bondage, palmadas, brinquedos sexuais, submissão e dominação em sessões de Massagem Tântrica.
Exemplos de terapias corporais Dark Tantra contemporâneas são Kinkassage®, Elysium® e Bondassage®, que são modalidades neotântricas e neotaoístas que misturam Tantra, terapia corporal taoísta, kink, fetichismo, bondage e técnicas de massagem contemporâneas.